Preencha os dados
Informe os valores para gerar uma estimativa.
Descubra se a relação entre folha e receita atinge 28% e compare o impacto tributário entre os Anexos III e V.
Informe os valores para gerar uma estimativa.
Estimativa baseada nos dados informados.
Preencha os campos e clique no botão para visualizar a análise.
Uma interpretação automática para facilitar a leitura da simulação.
O FinanceHub apresentará uma análise clara do resultado.
Compare os principais valores da simulação.
Uma empresa de serviços com R$ 120 mil de receita acumulada e R$ 36 mil de folha e encargos teria relação de 30% no exemplo. A calculadora mostra a proporção para você entender a proximidade do limite de 28% usado nas atividades sujeitas ao Fator R.
Informe folha e encargos acumulados em 12 meses, receita bruta dos mesmos 12 meses e receita do mês. A calculadora mede a relação entre folha e faturamento e mostra como o Fator R pode afetar o enquadramento da receita informada.
A composição da folha deve seguir as regras do Simples Nacional.
Use o resultado para planejamento e conferência, não para alterar artificialmente folha ou pró-labore. Estar perto de 28% exige atenção à composição correta dos valores dos últimos 12 meses e à atividade exercida.
Use primeiro os acumulados reais dos últimos 12 meses. Depois teste uma pequena mudança na folha ou na receita para observar a sensibilidade do Fator R perto do limite. Para decisão tributária, confirme os valores e o enquadramento da atividade com a contabilidade.
A aplicação depende da atividade e das regras do Simples Nacional. Confirme enquadramento e composição da folha no Portal do Simples Nacional.
Como este cálculo depende de regras públicas, confira a situação vigente na fonte oficial: acessar referência oficial.
Conteúdo revisado em .
Respostas para entender a estimativa e seus limites.
A referência é 28% para o enquadramento entre Anexo III e Anexo V nas atividades sujeitas à regra.
Valores de folha e encargos admitidos pela legislação podem compor o cálculo.
Não. Distribuição de lucros não é remuneração da folha para esse cálculo.
Não necessariamente. É preciso considerar INSS, IRRF e demais custos da folha.
Compare cenários e confirme os valores oficiais antes de recolher ou declarar.